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Imprensa
Criminosos clonam sites de promotoras e os correspondentes podem ser processados

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A prática de fraudes na obtenção de crédito não é novidade e já foi muito comentada na mídia, mas agora o crime especializado em aplicar golpes no mercado de empréstimos ganhou outro patamar: sites de empresas idôneas estão sendo clonadas para captar as vítimas.
 
Os criminosos lançam sites muito semelhantes e com a marca (CNPJ, a razão social e até endereço) de empresas sérias, mas com o número de telefone e e-mail falsos, canais pelos quais entram em contato com o cliente e por onde cometem os golpes. Essa prática por si só já representa um crime de falsidade ideológica contra as empresas reais, proprietárias destes dados cadastrais. Mas o golpe vai além.
Quando o cliente entra em contato com o bandido, acreditando negociar o empréstimo com uma empresa séria, eles costumam solicitar ao consumidor um depósito antecipado, para liberação de cadastro ou garantia de crédito. E somente após fazer o pagamento e aguardar pela liberação do crédito é que o cidadão percebe ter caído em um golpe.
 
Além de causar danos para o consumidor, que perdeu o seu dinheiro, esse tipo de prática tem gerado complicações para as empresas envolvidas no golpe. Ocorre que algumas pessoas processam o correspondente, que tem de responder na justiça e provar sua inocência. Isso sem falar dos registros nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui, que podem gerar impacto negativo à imagem do estabelecimento.
 
A fim de minimizar a prática de golpes, a ANEPS faz constantes campanhas de conscientização aos consumidores e às empresas. Confira as dicas a seguir, compartilhe com seus clientes e fique alerta para proteger a sua empresa.
 

As promotoras de crédito e correspondentes no país precisam saber:

  • Informe

Em seu site, publique um artigo ou informativo alertando o cliente sobre as melhores práticas na obtenção de crédito. Deixe claro que a sua empresa não cobra nenhuma taxa antecipada para liberar o empréstimo.

  • Use sistema de criptografia

?Empresas sérias usam o protocolo https para proteger a privacidade e a segurança de seus usuários. Este método de criptografia impede que os intrusos possam interceptar passivamente a comunicação entre sites e usuários. Caso ainda não tenha, peça ao desenvolver de seu site que faça essa melhoria.

  • Dê suporte

Se receber o contato de um consumidor que foi enganado e está acusando a sua empresa de fraude, forneça as informações necessárias e orientação para a pessoa lesada realizar um boletim de ocorrência – não contra a sua empresa, mas contra o criminoso.

  • Arquive provas 

Guarde todas as informações de contato com o cliente que foi lesado, para usar como prova sua inocência em um suposto processo judicial.

  • Registre o crime

Registre você um boletim de ocorrência, denunciando a clonagem de seu site.

  • Fique de olho

Realize constantes buscas pelo nome, endereço e até mesmo o CNPJ de sua empresa na internet, a fim de monitorar o que falam sobre ela e se existe algum site copiando suas informações.
 

O consumidor precisa saber:

  • Nunca faça pagamento antecipado

Os bancos, as financeiras e seus representantes oficiais (correspondentes no país, também conhecidos como correspondentes bancários) nunca pedem pagamento adiantado para liberar empréstimo. É desta forma que os fraudadores aplicam os golpes de empréstimo pela internet, sendo que, geralmente, estes pagamentos são solicitados em conta corrente de pessoa física.

  • Identifique se não é uma página clonada

Conheça a seção “Quem somos”, “Política de Privacidade” e “Termos de uso”. Nos sites fraudulentos, quase sempre esses conteúdos são básicos ou mal escritos. Além disso, é comum existir erros de português e imagens de baixa qualidade nas diversas páginas do site.

  • Procure o certificado de segurança

Os sites fraudulentos geralmente não têm certificado de segurança, que é um cadeado verde fechado e que aparece no endereço do site quando acessado. Para ter este certificado, o site passa por processo de auditoria e certificação, o que garante sua legalidade.

  • Busque no Google

Faça uma busca mais detalhada sobre o site que está oferecendo o empréstimo. Procure também nas redes sociais, em notícias, blogs, e no Reclame Aqui – site de reclamações. Observe também os tipos das reclamações: veja se elas levantam indícios de golpe ou apenas estão relacionadas à operação da empresa. Caso encontre depoimentos de outras vítimas ou um site parecido ou com nome igual, está aí um forte indício de fraude.

  • Fique de olho na barra de endereço

Verifique a barra de endereço da web para certificar-se de que está no site correto. Se achar o endereço do site estranho, por exemplo: www.netsert.com.br/meucorrespondente e não www.meucorrespondente.com.br, provavelmente será um site falso. Embora URLs pareçam corretos nos e-mails que tentam captar sua atenção, os sites falsos geralmente usam URLs igualmente falsas e estranhas, com um monte de letras e símbolos sem qualquer significado.

  • Site seguro começa com httpS e não apenas http

Quando a URL do site, na barra de endereço for https://, isso significa que o site é criptografado e oferece mais segurança aos dados do cliente. 

  • Confira se a empresa está autorizada a realizar empréstimos

O contrato de empréstimo só pode ser concedido por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Além disso, somente os correspondentes no país podem se relacionar com clientes em nome das instituições financeiras. Portanto, não confie em contratações oferecidas por empresas que não sejam bancos, financeiras ou seus representantes oficiais.
 

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